Geotermia

De entre as energias renováveis, por ser sustentável, de aplicação abrangente e pela redução de custos energéticos que promove, a geotermia superfícial revela-se como uma opção muito viável. De facto, as bombas de calor geotérmico apresentam-se como uma alternativa concreta para conseguir uma redução no consumo energético, nomeadamente no que se refere a climatização e águas quentes sanitárias de residências unifamiliares ou multifamiliares. Genericamente, as bombas de calor geotérmicas fazem um aproveitamento, da estabilidade/inércia térmica do subsolo a profundidades superficiais (100-200m). Estes sistemas não têm impacto visual, são independentes dos factores meteorológicos, têm um funcionamento estável durante todo o ano, e funcionam sem produzir emissões para a atmosfera.

A geotermia de muito baixa entalpia tem um vasto número de aplicações (habitações e edifícios comerciais, agricultura, piscicultura, indústria, etc). Esta tecnologia pode ser implementada em qualquer região do País, quer em estruturas novas, quer em estruturas já existentes, tendo a versatilidade de poder ser aplicada por si só, ou em conjunto com outras tecnologias (solar, etc.).

A Geoplano Technic assegura diversos serviços no âmbito do estudo, projecto e execução de aproveitamentos geotérmicos de baixa entalpia, designadamente:

  • Realização de testes de resposta térmica (thermal response tests) aos terrenos interessados pela instalação;
  • Estudo de viabilidade para aproveitamento geotérmico e instalação de bomba de calor geotérmica;
  • Instalação geotérmica chave-na-mão;
  • Assessoria à execução de instalações – revisão de projecto e/ou controlo de execução.