História

Fundada em 1973, a Geoplano-Consultores Geotécnicos, Lda. foi uma das primeiras empresas portuguesas especializadas em Geotecnia, tendo participado em muitos dos projectos nacionais mais emblemáticos da época, destacando-se a Siderurgia Nacional, o Complexo Petroquímico de Sines e os troços iniciais das auto estradas A2 e A1.

Já na década de 80, a Geoplano conquistou dimensão internacional, participando em projectos de barragens na Mauritânia, Nigéria e Costa do Marfim e em inúmeros projectos nos PALOP.

Em 2001, na sequência da alteração da estrutura accionista, ocorreu a mudança da designação da empresa para Geoplano Aherne – Consultores Geotécnicos, Lda. À nova designação correspondeu o início de um ciclo de renovação da empresa (novos equipamentos, informatização de processos, recrutamento de novos colaboradores, reestruturação de funções e obtenção dos alvarás EOP e ECC para serviços geotécnicos).

Em termos comerciais, alargou-se a oferta de serviços, mudou-se a imagem e reposicionou-se a empresa. Estabeleceram-se parcerias com Universidades, desenvolveram-se relações com as principais empresas projectistas e retomou-se a internacionalização (Polónia, Argélia e Cabo Verde). Em 2005 obteve-se a Certificação NP EN ISO 9001:2000, aumentou-se o capital social para 150.000€ e, já em 2006, modificou-se a forma jurídica da Empresa através da passagem a Sociedade Anónima. Em 2008 a Geoplano obteve Alvará de Construção para a realização de trabalhos de geotecnia de valor até 1.328.000€, comemorando nesse mesmo ano 35 anos de existência.